Quando bem utilizado e bem alimentado, o cadastro de clientes pode trazer muitas facilidades para sua empresa, seja uma loja no varejo ou uma distribuidora.
O preenchimento desto campo é importante para a emissão de notas fiscais.
Nome
O nome do cliente preenchido neste campo irá aparecer nos recibos de vendas. Além disso, é utilizado para localizar um cliente em diversas telas do Sistema AdCom, como por exemplo na venda, emissão de nota fiscal e relatórios gerenciais.
Telefone
Além de ser uma informação importante para contatar seus clientes, também é possível localizá-los através deste campo.
Pesquisa Especial
este campo pode ser utilizado para diversos propósitos diferentes para cada empresa. Normalmente lojas de autopeças utilizam-no para inserir a placa do carro do cliente. Assim é possível localizar o cliente e seu histórico de compras através da placa do carro. Pet shops podem utilizar este campo para inserir o nome do cachorro de seu cliente.
Data de Nascimento
com este campo, o AdCom possibilita enviar mala direta aos seus clientes.
Endereços
é possível preencher 3 endereços diferentes: endereço principal, de entrega e de cobrança. O Sistema AdCom gera etiquetas de endereço para envio de mala direta.
E-mail
campo utilizado para envio de mala direta promocional em massa, envio de cobrança, envio de boletos, envio de orçamentos e envio de Nota Fiscal Eletrônica.
Tipo de Cliente
Utilizado para classificar seus clientes em grupos. Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode classificar seus clientes em Pedreiros, Condomínios, Construtoras, etc. Uma distribuidora de cosméticos pode classificar seus clientes em Salões de Beleza, Lojas de Cosméticos, Supermercados, etc.
Tabela Padrão de Preços
Para empresas que trabalham com múltiplas tabelas de preços, é possível determinar a tabela padrão específica de cada cliente.
Observações de Alerta na Venda
uma função muito útil para auxiliar os vendedores. A informação preenchida neste campo será mostrada em forma de alerta ao vendedor quando estiver realizando uma venda ou orçamento para o cliente em questão. Por exemplo: se o cliente João costuma pagar à vista, é possível inserir esta mensagem e assim todos os vendedores serão lembrados desta informação sempre que forem atender o cliente João.
Histórico de Compras do Cliente
Estes relatórios trazem informações sobre vendas feitas para clientes, podendo ordenar para descobrir quais são os clientes que mais fizeram compras em sua empresa, assim como os que trazem maior faturamento e lucro.
Com o cadastro de clientes, os vendedores podem registrar todo o histórico de interações com o cliente, como por exemplo envio de orçamentos e acompanhamento de negociações. O Sistema AdCom permite gerar alertas para você mesmo ou outros usuários do sistema referentes à um cliente para que ele não seja esquecido. Por exemplo, o vendedor Márcio enviou um orçamento para um cliente e precisa ligar após 2 dias para confirmar o recebimento. Para isto é só gerar um apontamento com alerta para 2 dias e assim o Márcio (ou outro vendedor se for o caso) não esquecerá de entrar em contato com o cliente.
Tendo o cadastro de clientes alimentado com seus endereços de e-mail, o é possível enviar e-mails em massa para todos os clientes ou então somente para determinados clientes, com base em filtros como: aniversário, clientes sem fazer compras em um determinado número de dias, homens, mulheres, entre outros filtros.
Para distribuidoras de produtos que trabalham com vendas à prazo, esta é uma das melhores funções do Sistema AdCom. Com apenas um clique, são enviados e-mails para todos os clientes com contas próximas do vencimento ou contas vencidas.