O AdCom é um software emissor de cupom fiscal homologado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo de acordo com a legislação do SAT, vigente desde Julho de 2015. Além disso, o AdCom também gera os arquivos da Nota Fiscal Paulista. Ele trabalha em conjunto com o aparelho SAT e impressora para emitir cupons fiscais.
Além disso, o AdCom também está de acordo com a legislação da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e) para outros estados no Brasil.
O Aparelho SAT (Sistema Autenticador e Transmissor), como o próprio nome diz, tem a função de autenticar as informações enviadas pelo Sistema AdCom e transmiti-las via internet para a Secretaria da Fazenda. Não havendo internet, o SAT armazena os dados (por até 10 dias) e envia quando houver internet. Não é possível emitir cupons fiscais somente com o SAT. É necessário um software emissor de cupons fiscais homologado pela secretaria da Fazenda como o AdCom para emitir cupons fiscais em conjunto com o SAT.
Após as informações terem sido autenticadas pelo SAT, a impressora gera o cupom fiscal (com ou sem CPF), de acordo com o layout estabelecido pela Secretaria da Fazenda, incluindo o QR Code, um código usado para localizar as informações do cupom fiscal através do aplicativo DeOlhoNaNota.
O AdCom é compatível com SATs de todas as marcas abaixo:
O AdCom é compatível com qualquer impressora que funcione no Windows. Mas para a emissão de cupons fiscais eletrônicos, é necessária uma impressora que imprima em modo gráfico, para que ela tenha a capacidade de imprimir o QR Code.
Veja a lista de algumas impressoras testadas e aprovadas por nós capazes de imprimir o QR Code:
Todo aparelho SAT precisa ser ativado e vinculado com a empresa fornecedora do software emissor de cupom fiscal. Nós fazemos a ativação e vinculação independentemente de onde foi adquirido o SAT, contanto que haja a contratação do Sistema AdCom.
Além do Software AdCom, SAT e impressora, você irá precisar de:
Computador com teclado, mouse, monitor, 2 entradas USB para o SAT, 1 entrada USB para a impressora, Sistema Operacional Windows XP ou mais recente, processador com mínimo de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 80 GB de HD livre.
Conexão com a internet para a transmissão dos dados para a Secretaria da Fazenda.
Acesso ao Posto Fiscal Eletrônico: normalmente seu contador já tem acesso ao posto fiscal eletrônico. Nós entraremos em contato diretamente com seu contador para realizar o procedimento de ativação do SAT.
Não há necessidade de certificado digital pago. Com o acesso ao Posto Fiscal Eletrônico, o governo fornece gratuitamente o certificado digital para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico.