Há uma diferença entre cadastro de Forma de Pagamento e escolha da Forma de Pagamento no caixa. Primeiro é necessário cadastrar as formas de pagamento utilizadas pela sua empresa. Com estas formas de pagamento cadastradas, o vendedor, ou "caixa" poderá selecioná-las para registrar uma venda.
Quando é feita a implantação do Sistema AdCom em sua empresa, ele vem com as principais formas de pagamento já cadastradas. Mas você pode cadastrar infinitas formas de pagamento personalizadas, assim como alterar ou excluir as já cadastradas. Por exemplo, se sua empresa trabalha com depósitos em conta, você pode cadastrar a forma de pagamento Depósito em Conta. Ou se sua empresa trabalha com ticket refeição, você pode cadastrar esta forma de pagamento.
Com as formas de pagamento cadastradas, agora é possível visualizá-las na tela de vendas e selecioná-las de acordo com a venda. O AdCom permite inserir múltiplas formas de pagamento em uma única venda, conforme o exemplo na imagem abaixo.
Ao finalizar a venda, são geradas as Contas a Receber de acordo com as formas de pagamento selecionadas.
Esta forma de pagamento não exige muita explicação. Ao inseri-la, o AdCom calcula o troco se houver necessidade.
No cadastro das Formas de Pagamento do tipo cartão, você pode inserir a porcentagem cobrada pela administradora do cartão. Assim os relatórios de Contas a Receber mostrarão os valores bruto e líquido que sua empresa tem para receber e o dia previsto de recebimento.
O Sistema AdCom é integrado com os principais bancos para emissão de boletos bancários, de acordo com o padrão CNAB. Portanto, ele gera o arquivo de remessa e lê o arquivo de retorno para dar baixa no Contas a Receber automaticamente. Saiba mais sobre emissão de boletos pelo Sistema AdCom. Para isto, é necessário entrar em contato com o banco emissor de boletos e definir as devidas configurações no cadastro de bancos no AdCom.
Este é o conhecido "fiado", mas no Sistema AdCom esta forma de pagamento é chamada "A Pagar". No momento da venda é só escolher esta forma de pagamento e o dia de vencimento. Você terá controle de tudo que cada cliente já quitou ou está em aberto. No momento que o cliente quitar suas pendências, é possível fazer a baixa em massa para quitar o pagamento de diversas vendas distintas.